NOTÍCIAS

Estudo aponta que a cada U$1 investido em proteção de dados, empresas tem um ROI de US$ 2,7

Por Equipe Domine a LGPD - 14/09/2020

Estudo realizado pela CISCO mostra que o retorno em investimentos relacionados a privacidade de dados seria de 270%

Uma das grandes dúvidas nos gestores e empresários que decidem sobre investir ou não na proteção de Dados de suas empresas, é sobre o benefício obtido com os investimentos na área. O Estudo da Cisco mostra na prática as vantagens competitivas que as empresas que investem em proteção de Dados têm, apontando o indicador chamado ROI da Privacidade de Dados.


O estudo, chamado Cisco Data Privacy Benchmark Study, já está em sua terceira edição, e realizou um levantamento com cerca de 2.800 profissionais da área de Segurança de 13 Países diferentes espalhados pelo mundo (incluindo o Brasil). As empresas e os profissionais entrevistados são de diversas áreas e segmentos da economia. Dos 2.800 entrevistados, 2.500 desses profissionais já estão acostumados em suas organizações com processos relacionados a privacidade de Dados.


Para se determinar o valor do ROI foram coletados diversos dados e informações acerca de investimentos feitos para desenvolvimento da proteção de dados nas empresas. Foram identificados também outros benefícios obtidos pelas empresas que investem em proteção de dados, como:

- Vantagem competitiva

- Agilidade organizacional

- Maior atratividade a investidores

- Credibilidade com os consumidores


E de acordo com a pesquisa, o retorno desses benefícios em relação aos investimentos realizados é U$2,37 a cada U$1 investido, ou seja, um retorno de 270%. Na figura 1 estão ilustrados os Países contemplados pelo Estudo e seu ROI médio avaliado.

O estudo apontou também a tendência das organizações em explorarem a obtenção de certificações validando seus programas e práticas de privacidade de dados. Em 82% das organizações avaliadas, as certificações são consideradas um fator determinante de compra por parte dos consumidores e mostram uma tendência das organizações em buscarem além do mínimo exigido pelas leis de proteção de Dados, sendo mais transparentes sobre as atividades de tratamento de Dados realizadas.
Criado com