NOTÍCIAS

O IDEC - Instituto de defesa do Consumidor, encaminhou no início de 2019 uma notificação a empresa Cia Hering, solicitando explicações pelo uso de câmeras de reconhecimento facial e identificação de radiofrequência na loja conceito Hering Experience, localizada no Morumbi Shopping em São Paulo, onde realizava esse reconhecimento facial dos clientes para fins de publicidade direcionada e sem consentimento dos mesmos, já que a empresa não sinalizava ou fazia qualquer tipo de aviso aos clientes que entravam na Loja.
Segundo a empresa Cia Hering, a tecnologia era usada com a justificativa de "melhorar a experiência de compra dos consumidores", porém a prática atinge diretamente o código de defesa do consumidor (CDC), já que não existiu nenhum tipo de sinalização ou aviso por parte da Hering.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça, aplicou uma multa no valor de R$ 58.767,00 por conta da prática abusiva com os clientes, conforme termos do CDC. A Senacon percebeu a prática abusiva através da análise do banco de dados da Hering. O órgão detectou que diversas informações estariam sendo atualizadas constantemente e alguns dados eram obtidos pela comunicação com o cliente e seus objetos de informação.